quarta-feira, 30 de abril de 2014

[GUIA] Função: Tanker/Off-Tank

Bom, eu percebi que o nível competitivo de lol e o número de jogadores vem crescendo, e a maioria dos jogadores que começam a jogar ficam meio perdidos, pois não sabem que build fazer pra aquele champion, o que são objetivos e etc. Por esse motivo eu vou tentar ajudar a maioria e escrever uma série de guias para ajudar a comunidade a aumentar o nível competitivo, críticas são bem vindas e nessa série de guias eu vou escrever sobre tudo: roles, champions, estratégias e etc. 

Hoje vou escrever sobre a função que na minha opnião é a mais importante do jogo: A frontline um time - Os tankers e os off-tankers.


Alguns comentários sobre os tankers:
O tanker na minha opinião é a função(função: adc,suporte,apc) que mais define o jogo.
Pois o tanker não precisa de muitos itens e se startar a primeira tf certo, poderá ganhar a tf para o time,consequentemente definindo o early game da partida, podendo levar o seu time à vitória.
Ao contrário do que a maioria pensa, qualquer um pode tankar mas nem todo mundo é um tanker. Pois um tanker de ofício sempre tem algum escudo, algum taunt, algum cc em area e algum esteróide(buff em alguma skill) que lhe da mais defesa ou hp e o deixa durar mais tempo na tf.
Porém qualquer um pode tankar, por exemplo você pode fazer um Aatrox tanker se o time não tiver nenhum tanker. Irá funcionar mas não tão bem quanto um tanker. 

Mas então o que é um off-tank?
o off-tank é aquele cara que tem mais resistência entre os que nao sao tankers e na maioria das vezes tem um dano considerável.
Por exemplo:Vi, Darius, elise,lee sin, nunu, o novo olaf, xin zhao, zac e outros.
Você pode buildar eles pra mais defesa ou mais dano, pode fazer eles mais tankers ou mais assasinos ou até ambos que vão conseguir efetuar seu papel. 

Ok, tudo certo até aí?

Aprendendo a separar tankers de off tankers:
Tankers são aqueles que tem sempre algum escudinho, algum taunt/CC em area e algum steróide que lhe dê mais defesa ou hp. Fazendo-os sobreviver mais em uma teamfight
Off-tankers podem ter escudinhos e/ou taunts e CC's em area, mas se não tiver o steróide ele não é um tanker de ofício pois sobreviverá menos na tf que um tank de ofício.
Aprenda a separar. Também tenha em mente que tem champions que são off tankers e tankers ao mesmo tempo, por exemplo o garen.
Todos os tankers de ofício:
Chogath
Dr Mundo
Garen
Galio
jarvan IV
malphite
Nasus
renekton
shen
volibear
rammus
(Se eu esqueci um ponha nos comentários por favor.)
Vamos lá
Na pratica:
O que o meu time precisa?
Que Build fazer?
Quando startar a tf?
Como startar tf?
Quem focar na tf?
Quais feitiços de invocador, talentos e runas eu uso para eles?

1.O que o meu time precisa?
Seja esperto.Veja se o seu time precisa de tankers ou não.
Se o seu time tem um rammus na jungle, é obvio que vocês não precisarão de tanker e você poderá pegar um champion que não tanke, mas se tem um shaco na jungle e o time n tem frontline, vocês vão precisar de um top tanker e esse cara será você. Se você não estiver afim de pegar um tank de ofício ou não sabe jogar com eles, você também pode pegar um off-tank, funciona bem também. Por exemplo, o top é uma riven e você na jungle pode ser uma vi ou um Nunu. É so buildar HP e defesa(um daninho não faz mal também).

2.Que build fazer quando eu ver que meu time precisa de tanker?
Dependendo do seu champion, você poderá fazer a build infalível para tankers(caso você esteja top), que é: Capa de fogo solar, Semblante espiritual e Presságio de randuin. os 3 lhe dão hp, bons status de defesa e dano(sunfire). o resto da build vai da situação.
Também seja esperto, se o time dos cara só tem dano físico, pra que você vai comprar resistência mágica? e também pense, se o time dos caras tem 2 ap(um mid e outro top) pra que você vai fazer o primeiro item com armadura? comece com resistência mágica.
Então resumindo:
Se o time dos caras só tem AD, compre só armadura.
Se o time dos caras tem double AP(um top contra você e um mid) ou um mid feedado, comece comprando resistência mágica.
O mesmo vale para o ADC, se o adc dos cara está feedado, faça armadura primeiro, mesmo se estiver enfrentando um AP no top.
Uma coisa legal se você for um off-tank é comprar o cutelo negro. Pois assim será mais fácil de defender o seu adc pois a passiva do item diminui a armadura de quem você dá dano e ainda lhe da penetração de armadura,50 de atk e 200 de hp. 
Bota: 
Pra tankers são 2
Tabi ninja e Passos de mercúrio
Passos de Mercúrio: Só compre se o time dos caras tiver muito CC, por causa da tenacidade. Não compre-a Pensando na magic resist.
Tabi Ninja: É a sua bota normal, so troque-a pelo passos de mercúrio se o time dos caras tiver muito CC.

Caso esteja jungle:
Comece com o Espírito do golem ancião, pois lhe da HP e tenacidade.
É bom também você fazer também o Égide da Legião e evolui-lo para o Solari. Este item lhe dá 400 de HP,10% de redução de CD. E também resistência mágica e regeneração de vida pra você e pro time e ainda um escudinho, que se usado na hora certa pode salvar até o time todo(já vi isso acontecer, estava jogando contra, não foi feliz).Mas se você precisar tankar mais na hora, peça para o suporte fazer.Evite abrir mão do mesmo, é um ótimo item para o time.
Depois faça os itens que vocês precisarem na hora, randuin, sunfire cape, semblante,hexdrinker, cetro abissal etc.

A bota é tabi ninja, pois tenacidade você já tem no golem ancião.

Caso você seja um off-tank e o seu time precise de um tank: Faça itens de defesa combados com itens de dano.
Por exemplo um item de magic resist muito bom e que dá dano AD é a Hexdrinker, e a evolução dela, a Mandíbula de malmortius.
Sunfire dá dano e armadura,mas caso precise de mais defesa, pegue logo um Presságio de randuin.
Não se esqueça também do malho congelado e cutelo negro.

Caso você seja ap, vá na mesma lógica, sunfire dá dano e armadura, bastão das eras dá hp e dano, Cetro abissal dá dano ap e resistência magica e ainda diminui a resistência magica dos inimigos em 20. Não esqueça do rylai.

Você também tem a opção de fazer bastante dano e depois meter uma warmog por cima, pra ganhar 1000 de hp.É bom.

3.Quando startar a tf?
Starte a tf quando todo o seu time estiver junto e quando um dos carries do outro time estiver fora de posição.Não há uma hora correta para startar tf, apenas não demore muito e se ver que vão perder a tf saia.

4.Como startar?
Isso depende do champion que você está.Se for uma vi, ulte no adc dos cara, se for um malphite, ulte na backline dos cara, se for um rammus, use taunt no em algum dos carries dos cara, e etc. Sempre lembre de ativar os seus escudos/steróides quando for startar e sempre fique perto do seu adc pro time inimigo não fazer o mesmo.

5.Quem focar?
Todo mundo. Tente dar todo o dano possível em todo mundo do time inimigo e depois voltar para proteger o seu adc, ou se seu adc está protegido, tente tirar mais ainda os carries do outro time da fight. Mas não saia muito de perto da sua backline.
Seu trabalho de proteger o adc poderá ser melhor com o cutelo negro, que diminui a armadura do inimigo que você dá dano. Assim o adc mata quem estiver perto dele mais rápido e ele pode focar algum alvo de mais importância.

6.Runas, talentos e feitiços de invocador.
Runas: 
Se for um tank de ofício:
Quintessências: HP.
Marcas:Penetração mista, AD, Regeneração de vida ou armadura
Selos: Armadura
Glifos: Resistência Mágica.

Off-tank:
Quintessênciasano do Champion(AP ou AD)
Marcas: Penetração de armadura, penetração mágica ou AD
Selos: Armadura
Glifos: Resistência Mágica.

Porque não fazer runa full defesa?
Porque Você também vai precisar fazer dano quando startar a tf, vai precisar fazer dano na lane e vai precisar fazer dano pra farmar. Não é porque você é tanker que precisa ser 100% tanker. Mas em alguns champions o dano é meio irrelevante, então pode-se usar as runas que eu pus acima.

Talentos: sempre use o famoso 9/21,evite usar 30 pontos em defesa, como eu expliquei acima, você não precisa ser full tank. E como eu disse acima também alguns tankers não precisam de dano. Então é bom por mais alguns pontos em defesa.
Tank ou off-tank AP:https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.n...70021391_n.jpg
Tank ou off-tank AD:https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.n...47445389_n.jpg

Eu gosto de upar o dano nos minions e o que dá 2 de hp e 1 de mana a cada minion morto, pois dá um sustein interessante na lane e você perde apenas 2,5 % de atk speed/redução de cd. mas caso você não goste pode por os 4 pontos nesses talentos.

Feitiços:
Flash ou Fantasma(dependendo do personagem) são essenciais.
Depois do flash ou fantasma, se você estiver jungle é smite.
Caso esteja top, tem 3 opções.
Flash(ou fantasma) + ignite(normal)
Flash(ou fantasma) + teleporte(presença global)
Flash(ou fantasma) + purificar(Caso tenha muito stun, muito mesmo, no time dos caras)
OBS:
Quando usar o fantasma: Quando o seu champion não for usar o flash. Por exemplo o tryndamere tem o E que é praticamente um flash, que tem 8 segundos de CD e também fica invulnerável por 5 segundos com muito dano. daí o fantasma é útil pra finalizar alguém ou dar dives sem morrer.
O Olaf também é outro que cai bem com fantasma por causa do seu ult.

Conforme a minha experiência de jogo, tentei resumir tudo que eu sei sobre frontline nesse post, espero que você tenha aprendido alguma coisa com o mesmo, e se quiser adicionar alguma coisa deixe nos comentários abaixo.
Críticas e sugestões são bem vindas e irei responde-las sempre que puder. 
Valeu.

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