quarta-feira, 30 de abril de 2014

[Guia] Sona

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Prévia: Recentemente vi alguns tópicos com pessoas dizendo "Por que ninguém faz um guia para Sona, que é uma suporte difícil de jogar?". Então eu pensei: atenderei seu pedido implícito. Particularmente, não acho difícil jogar com ela, mas consigo entender o motivo do pessoal achar complicado. Ela tem diversas coisas que precisam ser entendidas antes de você querer testá-la.

Enfim, tentarei criar um guia para Sona bem simples de entender e, mesmo que você seja iniciante, aqui tem dicas bem úteis para compreender o funcionamento genérico do jogo. Mas lembre-se: Isso é um guia para Sona, não para o jogo. Divirta-se!

Função: Sona é um champion (campeão/herói) suporte e, dessa forma, ela vai na lane bot (pelo caminho mais baixo de Summoner's Rifit). Sua função principal no jogo é auxiliar seu ADC a matar o ADC/Support do outro time.

Por que não posso jogar outra lane de Sona?
Se você está se perguntando isso, provavelmente é novato no jogo e não sabe o que é meta game. Se o time adversário tiver uma noção melhor do jogo do que o seu, eles provavelmente vão jogar com os champions certos nas lanes certas e isso seria terrível para a Sona. Ela não pode ir no top auxiliar um "Solo top" porque o outro time provavelmente terá um ou dois tops no outro time que tem muito mais vida e são muito mais "early game" (ou seja, jogadores que funcionam bem em, principalmente, matar no início do jogo). Ela não pode ir no mid (ao contrário de outros supports como Zyra, Lux ou até mesmo Soraka) porque ela não comba e tira horrores da vida do outro midder (Um combo de Ahri pode simplesmente melar a vida da coitada da Sona :P). Ela vai somente, no máximo, se manter viva, mas não vai conseguir ganhar a lane.

Pros:
-Support completo;
-Ela é um micro baron (buffs de ataque, defesa e movimento);
-Pokes/Harass decente;
-Ela cura horrores (embora perca pra Soraka nesse ponto, ganha de muitos outros supports);
-Feita perfeitamente para auxiliar em tudo;
-Não vai dar KS no ADC;
-É Champion de campeonato (ela eventualmente pode até mesmo ser banida);
-Ultimate é um Stun em área (AoE);
-É linda e tem uma voz bonita (bônus XD).

Contras:
-Champion mais papel do jogo (ela tem menos vida que um minion no inicio do jogo);
-Vai ser possivelmente focada para feedar o ADC inimigo (mas só se eles forem idiotas em focar support);
-Depende de ADC decente e um pouco mais agressivo (considerando que ela não é um Blitz ou um Volibear);
-Não mata (vai perder num x1);
-Consome mana igual uma louca.

Por que eu escolheria Sona se a lista de contras dela é tão grande?
Nenhum Champion é perfeito. Se você não gostou dos contras da Sona ou achou que seus pros não valem a pena, não estou forçando você a jogar com ela. Estou sendo realista. Se a acha muito papel, faça uma Sona tank, divirta-se. Se prefere a Soraka, jogue com a Soraka. Só estou tentando expor o que aprendi com ela. Ela é divertida de jogar, isso eu garanto.

Skills:
(Passiva) Acorde de Energia - Após lançar três feitiços, seu próximo ataque causará dano mágico bônus somado a um efeito bônus. O efeito depende de qual música Sona está tocando no momento.

A passiva dela é uma das coisas que você precisa aprender pra jogar bem de Sona. Se você nunca jogou com ela, talvez precise de uma explicação básica. Quando Sona utiliza uma de suas skills, a cor de sua aura muda (azul pra Q, verde pra W, roxo pra E) e essa é a referida "música" para o efeito bônus.

É importante lembrar que a passiva dela está ativada quando uma circunferência ronda a barriga de Sona e, mais importante ainda, é lembrar que a passiva é liberada através de um AUTOATTACK, não através de uma skill. Você deve guardar a passiva ativa para utilizá-la em Champions. Quando a passiva está ativada, você pode trocar de aura pra trocar o efeito da passiva (porque pra trocar o efeito da passiva, você utiliza uma skill, não um autoattack) de acordo com o seu gosto. O efeito bônus de acordo com a música será relatado em cada skill.

(Q) Hino do Valor - Sona toca o Hino do Valor, concedendo a campeões aliados próximos bônus de Dano e Poder de Habilidade. Adicionalmente, lançando esta habilidade ela envia relâmpagos de som, causando dano mágico aos dois campeões inimigos ou monstros mais próximos.
Ativação: Causa 50/100/150/200/250 (+0.7) de dano mágico aos dois inimigos mais próximos (prioriza campeões).
Aura Persistente: Aumenta o Dano de Ataque e Poder de Habilidade de Campeões aliados próximos em 4/8/12/16/20.
Acorde de Energia: Staccato - Causa o dobro de dano do acorde do energia.

Custos: 45/50/55/60/65 de Mana
Alcance: 650

Dicas e truques para ativação
-Use para dar pokes em seus inimigos;
-Utilize isso priorizadamente em Champions inimigos;
-A range não é muito grande, portanto cuida para que o Champion inimigo esteja no alcance;
-Apesar de priorizar Champions, você não escolhe os alvos, cuide com isso. 

Dicas e truques para a aura persistente
-Tente manter essa aura ativada sempre que seu ADC estiver em combate;
-No início da Team Fight, mantenha essa aura.

Dicas e truques para passiva Acorde de Energia
-É uma passiva boa pra dar poke. Tira o dobro do dano de um autoattack normal, aproveite isso
-Cuide para usar somente em Champions

(W) Ária da Perseverança - Sona toca a Ária da Perseverança, concedendo aos campeões aliados próximos um bônus de Armadura e Resistência Mágica. Adicionalmente, lançar esta habilidade envia melodias de cura, curando Sona e aliados próximos que estiverem feridos.
Ativação: Cura Sona e o Campeão aliado próximo mais ferido em 40/60/80/100/120 (+0.25), concedendo a ele 8/11/14/17/20 de Armadura e Resistência Mágica adicional por 3 segundos.
Aura Persistente: Concede a Campeões aliados próximos um bônus de 3/6/9/12/15 em Armadura e Resistência mágica.
Acorde de Energia: Diminuendo - Reduz o total de dano causado por um inimigo em 20% por 4 segundos.

Custo: 60/65/70/75/80 de Mana
Alcance: 1000

Dicas e truques para ativação
-Spame essa skill sempre que seu ADC estiver ferido (ou na Team Fight, quando qualquer um estiver ferido);
-Evite usar somente para si (pra isso você compra seus itens);
-Cuide porque dá preferência pra quem está com menos vida, não quem você quer que cure.

Dicas e truques para aura persistente
-Mantenha a aura no caso de seus aliados estarem perdendo Team Fight ou quando alguém estiver atacando você sem seu ADC por perto;
-Utilize quando seu ADC for atacado pelo ADC inimigo repentinamente até que ele devolva o ataque ou resolva fugir.


Dicas e truques para a passiva Acorde de Energia
-Utilize no ADC inimigo quando ele atacar o seu ADC para diminuir o dano.

(E) Canção da Celeridade - Sona toca a Canção da Celeridade, concedendo bônus de Velocidade de Movimento aos campeões aliados próximos. Adicionalmente, lançar esta habilidade energiza aliados próximos com uma aceleração súbita.
Ativação: Concede a Campeões aliados próximos 6/8/10/12/14% de Velocidade de Movimento por 1,5 segundo.
Aura Persistente: Concede a Campeões aliados próximos um bônus de 4/8/12/16/20 em Velocidade de Movimento.
Acorde de Energia: Tempo - Desacelera o alvo em 40% por 2 segundos.

Custo: 65 de Mana
Alcance: 400

Dicas e truques para ativação
-Dá bônus de movimento, mas não é um Dash, lembre-se disso;
-Usar basicamente quando o ADC estiver perseguindo ou fugindo de um inimigo;
-Use depois de fazerem Baron/Dragon, para que possam fugir de possíveis inimigos aproveitadores;
-Use sempre antes de sair da Base, para chegar mais rápido.

Dicas e truques para aura persistente
-Use a aura pra aumentar mobilização. Sempre que estiverem transitando de uma lane para outra, mantenha essa aura.


Dicas e truques para a passiva Acorde de Energia
-Passiva maravilhosa, utilize quando o inimigo estiver fugindo;
-Também pode intercalar com a passiva do (Q) durante o tempo em que ficar na lane, mas dê preferência pra passiva do (Q) para aumentar o harass.

(R) Crescendo - Sona toca seu acorde final, forçando campeões inimigos a dançarem e causando dano mágico com o tempo.
Toca um acorde irresistível, forçando Campeões inimigos a dançar por 1,5 segundo, recebendo 150/250/350 (+0.8) de dano mágico.

Custo: 100/150/200 de Mana
Alcance: 900 

Dicas e truques para o ultimate
-Utilize no máximo de inimigos possíveis ao mesmo tempo;
-Avise seu ADC quem você vai tentar stunar no início do jogo para que ele foque o ataque no champion certo;
-Lembre-se que há pessoas que não conhecem a Sona, avise seus colegas o que seu ultimate faz, para que eles estejam preparados para atacar assim que seu ultimate for ativado.

Aff... Por que ela não tem nenhuma skill decente pra matar? Que graça tem se você não mata?

Porque a Sona é support. O objetivo, como já dito, não é matar, é auxiliar a matar. Você pode morrer de orgulho se você jogar de Sona e ficar com um score do tipo 0/4/12. O importante na Sona não é quantos ela matou, mas quantos ela ajudou a matar. Se você quer um Champion que mate, tente jogar de Darius. Você só precisa bater com a cabeça no teclado que faz triple kill 

Preferência de Skill
-Se estiverem ganhando lane: R > Q > W > E
-Se estiverem perdendo lane: R > W > Q > E
Lembre-se que você pode intercalar a preferência do (Q) e do (W) conforme a necessidade. Sempre ponha um ponto cedo no (E) - nível 3 ou 4, mas deixe para maximizar por último, deve bastar para conseguir manter lane e transitar pela jungle.

Preferência de Aura:
Em combate: (Q) para ataque, (W) para defesa (lembre-se de que o o buff se dá aos seus aliados, portanto observe o que eles pretendem ou do que eles parecem estar precisando)
Fora de combate: (E) para auxiliar na movimentação

Pré-Jogo:
Talentos: 0 / 9 / 21 para uma Sona mais defensiva (mais recomendado pra deixar de ser tão papel)
9 / 0 / 21 para uma Sona que cure e dê pokes melhores (o ataque deve ser focado em AP, não AD)

Ahh! Poxa, diz QUAIS talentos eu tenho de pegar!!! Please?
Qualquer outro guia de Sona diz os talentos adequados (também me baseio neles pra isso), eu estou mais focada em dizer o que fazer com ela. Mas lembre-se de que você é support, então as utilidades são as mais adequadas pra você do que defesa ou ataque.

Runas
Runas é uma coisa muito mais no sentido pessoal. O que você prefere para o seu champion? Você quer maximizar os efeitos das skills da Sona? Você quer compensar as fraquezas dela? É muito pessoal. Aqui vai o mais indicado para Sona:

-Quintessência de Ouro (para compensar o fato de que ela não vai matar, também pode ser trocado por Vida)
-Marca de Penetração Mágica (para auxiliar nos efeitos de suas skills - Todas são AP. Pode ser trocado por Poder de Habilidade, embora eu ache um pouco mais importante a Penetração mágica)
-Selo de Armadura (Basicamente pra ela poder resistir ao ADC inimigo)
-Glifo de Resistência mágica (Basicamente pra ela poder resistir ao APC inimigo ou possivelmente um Support AP também)

(qualquer runa ser ou não escalonável por level, também é uma questão de gosto. Eu particularmente prefiro que não seja, mas vai muito de você. Como você avalia o Champion no jogo)

Você pode sempre tentar misturar um pouco, tudo aqui é basicamente é apenas uma indicação, não uma obrigação. Uma ideia interessante para quem é um pouco mais novato e não tem infinitas páginas de runas é usar as mesmas runas que você costuma usar para o seu midder (Poder de Habilidade).

Feitiços:
Clareza - Sona, além de gastar mana igual uma condenada, não é uma support agressiva como uma Leona ou um Blitzcrank. Então a agressividade dela deve ser compensada pelo seu ADC. O ADC vai precisa spamar suas skills pra dar pokes nos inimigos. É por essa razão que eu pego clareza pra Sona, apesar de que no fim do jogo, não será tão útil. Sem contar que torna a Sona bem mais completa!
Teleporte - Eu sei, provavelmente vocês devem estar achando estranha minha escolha de feitiços. Mas ela é uma escolha pessoal minha e, pra mim, funciona. Uma das coisas mais importantes da Sona é se manter o máximo próxima de seu ADC, para sempre auxiliá-lo. O teleporte permite isso. Seu cooldown não é muito grande e permite que você compre seus itens e volte pra lane sempre muito rápido (idem para o caso de você morrer).

Outros Feitiços:
Lampejo - Flash funciona bem com praticamente todos os Champions... Mas ele não é tão flexível assim pra Sona (opinião própria, pegue-o se você preferir). Tudo bem com ele, ele não é ruim. Só acho que a Sona não vai aproveitar tudo o que o Flash tem a oferecer. Isso acontece porque, para a Sona, o Flash vai se basear em fugir. Sona não vai perseguir inimigos pra fazer penta kill né? '-' Se desse de levar três feitiços, eu levaria Flash... Mas acho teleporte e clareza um pouco mais importantes.
Fantasma - Cooldown menor que o Flash e serve basicamente pro mesmo propósito, porém de forma diferente.. Bom, tudo bem com ele também (principalmente com sua passiva de ignorar colisão), mas Sona tem sua skill (E), então Ghost fica ultrapassado...
Exaustão - Outro item bom pra Sona... Apesar de sua skill (E) e ainda a passiva dela junto com o (E) já derem um bom resultado juntos. Também acho que exaustão é um bom feitiç
Curar - Eu não pego, porque acho coisa de noob e Sona tem seu (W), mas se você prefere... Está aí pra ser usado.

Acho que não vale a pena pegar Ignite pra não correr o risco de dar KS. Outros feitiços eu não considero nem dignos de serem mencionados.

Itens:
Parte importantíssima! Lembre-se de que você é o support. Você é quem mais deve se adequar ao que seu time precisa. Mas caso esteja tudo bem com o time, vocês estão ganhando ou estão empatados razoavelmente bem ou algo assim, tenho sempre uma dica pra não ficar em dúvida: compre itens com efeitos para seus aliados.
Se a Vi de vocês não está fazendo o papel dela de tank, compre um cinturão de gigante. Se seu time está caindo em muitas armadilhas, compre sentinela. Se no outro time tem um Teemo, compre oráculo. Molde-se de acordo com a necessidade. Mas pra ajudar no que eu disse antes sobre itens com efeitos pra aliados:

tens de início:
Frasco cristalino + 4 sentinelas (também pode ser um amuleto da fada no lugar do frasco, mas costumo pegar o frasco pra cuidar da vida e da mana pra poder economizar meu clarity e meu (W) pra quando meu ADC precisar);

Bota ioniana da lucidez (boa parte da utilidade da Sona está em suas skills. Reduzir o cooldown dela, auxilia seu time);

Rubi da Visão (Sentinelas nunca são demais, você é support, ilumine o mapa!);

Devaneio de Shurelya (Sim, você tem o seu (E), mas o buff do Shurelya é maior e melhor, com cooldown baixo. Lembre-se de ativá-lo!);

Medalhão do Solari de Ferro (Outro item de ativação. Dá uma boa defesa para seus aliados durante cinco segundos. É ótimo!);

Baluarte Rúnico (Mais defesa);

Cadinho de Mikael (remove CCs de um aliado).

Claro, há outros intens, mas Sona é muito nessa coisa de vamos ajudar seus aliados! Evite comprar itens que sejam só pra você (sei lá, alta regeneração de mana, por exemplo). Sona serve, eternamente, para auxiliar seus aliados. NUNCA se esqueça disso!

"Boa Sinergia":
Como eu disse, Sona se dá melhor com ADCs mais agressivos. Claro que tudo depende do invocador, mas talvez ajude você na sua decisão entre escolher Alistar, Sona ou Taric pro seu ADC. Sempre é bom saber com quem ela funciona bem. Claro, eu não sou expert, estou falando da minha própria experiência, você pode ter uma opinião diferente. Estou apenas tentando ajudar.

-Miss Fortune (Sona stuna geral, Miss ulta geral. Muito OP);
-Ashe (Ashe spama seu cone de flechas, não deixa inimigo fugir com seu (Q) e tem ult global pra Stun e dano. Sona basicamente precisa curá-la e colocar wards);
-Graves (Não tem um CC decente, Sona compensa isso no (E) e com a ult);
-Ezreal (Ezreal basicamente se move sozinho no bot. Por ser um bom ADC, se dá bem com muitos Supports);
-Caitlyn (sua range mantem ela e Sona numa área de segurança. Quando precisar atacarem, Sona ulta, Cait mata)
-Draven (bom, não sei porque dá certo, eu sei que dá... Nunca deu errado quando fui de Sona com um Draven. E sim, já fui diversas vezes).

Eu já fui de support pra outros ADCs, mas alguns deles são menos comuns ou não vão bem com Sona naturalmente. (Master Yi por exemplo. Eu sei que Yi não é exatamente um ADC, mas até é aceitável na função. Só que nada do que Sona faz com ele, ele precisa... Ele corre (acaba com o (E) dela), ele se cura (acaba com o (W) dela), ele dá poke sem sofrer nada (acaba com o (Q) dela) e pronto... Sona inútil).

Dicas e truques gerais:
-Jogue sentinelas por tudo, caso seu jungler não esteja fazendo isso;
-Mova-se. A seta vermelha do Varus está só esperando uma Sona bobear pra acertar um poke bonito nela;
-Tank as coisas para o seu ADC. Não estou dizendo pra ser sempre altruísta, mas se seu ADC está pra morrer e você sentiu que a Ashe ia lançar sua ult, entre na frente da flecha. É melhor o support morrer do que o ADC, SEMPRE!;
-Comunique-se com seu ADC e nunca saia de perto dele! Comunicação é tudo! Use os atalhos do teclado pra avisar em quem você vai focar, avise pra fugir e etc;
-Dê uma passadinha rápida no mid pra por umas wards pra ele. Você é support do time todo, não exclusivamente do ADC;
-Grite MIA! Seu ADC vai estar ocupado demais tentando dar last hit em minions pra reparar sempre que um champion saiu de vista e avise o mid e o top pra tomar cuidado. Mantenha sempre um olho no mapa pra saber também se o mid desapareceu pra saber se vocês podem avançar.
-Se você estiver sozinha pra enfrentar um champion, corra. Sona não vai matar! Combine seu (W) e seu (E) pra fugir e, em último caso, não tenha medo de ultar no malvado!
-Não dê KS. É importante um ADC ficar feedado, não um support. Não brigue se o ADC matou, orgulhe-se!;
-Foque em dar assists. Não tenha medo de estar "negativo". 0/1/3 é ótimo no começo do jogo.
-Divirta-se! Sona é bem versátil para o que você precisa. É divertido jogar com ela. É divertido jogar League of Legends! Então foque principalmente nisso! Não se preocupe se você perder uma partida. Faz parte 

Espero ter ajudado! ><


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